Conta de luz fica mais cara em agosto com acionamento da bandeira vermelha
Adicional será de R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos.

A partir de agosto, os consumidores brasileiros vão sentir um peso extra no bolso: a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou o acionamento da bandeira vermelha, patamar 2, que adiciona R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos nas contas de luz.
A medida foi tomada diante da queda nas afluências — volume de chuvas que abastecem os reservatórios das hidrelétricas — abaixo da média em diversas regiões do país. Com isso, o sistema elétrico nacional passa a depender mais da geração por usinas termelétricas, que têm custo de operação mais elevado.
Custo da geração influencia diretamente no valor da conta
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias tem o objetivo de alertar o consumidor sobre o custo real da geração de energia em cada momento. A bandeira vermelha, especialmente no patamar 2, representa o cenário de maior custo e menor oferta, incentivando o consumo consciente.
Antes da adoção do sistema, os impactos da crise hídrica e do uso de termelétricas eram diluídos nos reajustes anuais, muitas vezes sem que o consumidor percebesse as oscilações do mercado.
Consumo consciente é fundamental, alerta a ANEEL
Com a nova bandeira em vigor, a ANEEL reforça o apelo por economia de energia. A agência destaca que o uso racional da eletricidade não só ajuda a aliviar os custos nas residências, como também colabora para a sustentabilidade do setor elétrico e a preservação dos recursos naturais.
Com informações da ANEEL
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.