Semana Nacional de Prevenção a Acidentes tem foco em motociclistas e fiscalização nas BRs

Como parte das atividades da recém-criada Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas, instituída pela Lei 15.006/24, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Sergipe deu início à Operação Vida Segura em Duas Rodas. A mobilização, que acontece até quinta-feira (31), tem como objetivo reduzir a sinistralidade envolvendo motocicletas nas BRs que cortam o estado, intensificando a fiscalização e ações educativas.
O marco da semana é o Dia do Motociclista, celebrado em 27 de julho. A PRF concentra seus esforços especialmente no controle de velocidade, uso de equipamentos de segurança, e nos comportamentos de risco mais comuns registrados entre condutores de motocicletas.
Segundo dados da corporação, o uso do capacete ainda é negligenciado por muitos motociclistas em Sergipe. Somente no primeiro semestre de 2025, 730 condutores foram flagrados sem o equipamento, um aumento de 22,7% em relação ao mesmo período de 2024. O número acende um alerta importante sobre a urgência de mais conscientização e fiscalização.
Outro fator preocupante é o acesso a vias sem a devida atenção, que permanece como a terceira principal causa de acidentes com motos nas rodovias federais do estado. Manobras arriscadas, motivadas pela busca por agilidade ou atalhos, têm resultado em colisões graves e evitáveis.
Para o chefe da Seção de Operações da PRF em Sergipe, Rodrigo Coelho, o foco nos motociclistas é justificado pela vulnerabilidade que esse tipo de veículo impõe ao condutor. “Apesar de serem parte de uma categoria forte, os motociclistas estão mais expostos. Nossas ações buscam lembrar que, acima da pressa, deve vir o cuidado com a própria vida”, destaca.
Além do não uso do capacete, outras infrações recorrentes identificadas pela PRF entre os motociclistas incluem: condução sem habilitação, uso de calçados inadequados e utilização de celular ao pilotar. Este último item cresceu em 2025: foram 20 autuações por uso do celular, contra 13 no primeiro semestre do ano anterior.
Mesmo com um leve recuo nos acidentes — 117 em 2025 contra 119 em 2024 — os óbitos aumentaram: foram 11 mortes neste ano, uma a mais que no mesmo período do ano passado. O número de feridos teve pequena queda: 135 contra 137.
Diante do cenário, a PRF promete reforçar ainda mais as ações no segundo semestre, com foco em prevenção, fiscalização e valorização da vida no trânsito, principalmente entre os usuários mais vulneráveis: os motociclistas.
Fonte: PRF/SE
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.