Operação Salva Dores desarticula grupo criminoso em Nossa Senhora das Dores, Aracaju, Itabaiana e outros municípios de Sergipe

Uma operação de grande porte mobilizou diversas unidades das forças de segurança de Sergipe para desarticular um grupo criminoso suspeito de envolvimento em homicídios e tráfico de drogas em várias cidades do interior e também na capital. A ação, batizada de Operação Salva Dores, foi finalizada no fim da manhã desta terça-feira (30) e teve como foco o cumprimento de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão.
Coordenada pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), com apoio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol), a ofensiva teve como ponto de partida a apuração da execução de Fernando dos Santos, de 34 anos, morto a tiros em outubro de 2023, no município de Itabi. O crime foi caracterizado por extrema violência — a vítima foi atingida na cabeça e nas costas, sem chance de defesa.
Segundo o delegado Alisson Lial, a investigação revelou que o assassinato foi orquestrado por Lucas Santana de Almeida, com a participação de outros três indivíduos: Elesson Silva Dantas, conhecido como "Ureia", Leandro Bispo de Souza, apelidado de "Gago" ou "Mandacaru", e Givanildo Feitosa Victor, o "Dimbo", que já cumpria pena no sistema prisional.
A partir de materiais apreendidos e laudos da Polícia Científica, as equipes identificaram que a arma usada no crime de Fernando também foi utilizada em outros homicídios, incluindo o de José Anderson de Jesus, ocorrido em setembro de 2023, na cidade de Capela.
Durante o avanço das investigações, foi descoberta uma rede criminosa com base em Nossa Senhora das Dores, mas com atuação também em Itabi, Itabaiana, Cristinápolis, Aracaju e outras localidades. O grupo estaria envolvido não apenas com homicídios, mas também com o tráfico de drogas.
No momento do cumprimento do mandado de prisão, Lucas Santana reagiu com uma pistola calibre .40 e acabou sendo baleado. Ele foi levado ao Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), mas não resistiu aos ferimentos. Já Givanildo Victor (Dimbo) foi capturado. Elesson Dantas (Ureia) continua foragido, e Leandro de Souza (Mandacaru) morreu em confronto com a polícia em novembro de 2024.
Ao todo, foram cumpridas dez ordens judiciais de busca e apreensão em Nossa Senhora das Dores, Aracaju, Cristinápolis, Umbaúba e Itabaiana. As buscas resultaram na apreensão de uma pistola .40, drogas, celulares, documentos e anotações que podem reforçar as investigações em andamento.
A ação contou com o apoio de diversas unidades policiais, como o Batalhão de Policiamento de Ações Táticas (BPati), delegacias regionais dos municípios envolvidos, o Departamento do Sistema Prisional (Desipe/Sejuc) e o Gope/Sejuc.
O nome da operação, "Salva Dores", faz referência à cidade de Nossa Senhora das Dores, principal reduto dos investigados e onde atuava um dos líderes do grupo criminoso. As investigações continuam com o objetivo de localizar os foragidos e enfraquecer completamente a estrutura da organização.
Com informações da SSP
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.