Portal Itnet

Sergipe é o estado mais sustentável do Nordeste, segundo ranking nacional

Com políticas públicas eficazes, estado se destaca na recuperação de áreas degradadas, coleta seletiva e logística reversa de resíduos sólidos

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Sergipe é o estado mais sustentável do Nordeste, segundo ranking nacional

Sergipe alcançou a 1ª colocação em Sustentabilidade Ambiental no Nordeste e subiu para o 11º lugar no ranking nacional, após avançar 13 posições no Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

O destaque se deve a ações como a recuperação de áreas degradadas, onde Sergipe lidera nacionalmente com nota máxima (100). Desde 2023, o governo coordenou o plantio de mudas em 618,5 mil m². O estado também lidera regionalmente em Serviços Urbanos e Coleta Seletiva de Lixo, e está entre os primeiros em variação do desmatamento.

Programas como o Coleta do Bem (implantado em 2024) ajudaram na coleta de 25 toneladas de recicláveis. Em agosto de 2025, o governo lançou o Sergipe Recicla, tornando o estado o 3º do país a implementar logística reversa de embalagens plásticas, exigindo que empresas recuperem 30% das embalagens.

Sergipe também ocupa o 4º lugar no Nordeste em Área Protegida, com mais de 55 hectares sob conservação, e o 3º lugar regional em redução do desmatamento.

No cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, Sergipe subiu três posições e ocupa o 2º lugar no Nordeste e o 12º no Brasil, após a adesão oficial da Semac à Agenda 2030.

Além da área ambiental, o estado também apresentou avanços em infraestrutura, segurança pública e solidez fiscal, reforçando seu progresso em diversas frentes.

 

Por Redação


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você