Conheça 6 esportes olímpicos presentes nos Jogos Pan-Americanos
Competição disputada no Chile garante vagas em mais de 20 modalidades para Olimpíadas de 2024 em Paris

Os Jogos Pan-Americanos de 2023, disputados em Santiago, capital do Chile, foram um grande sucesso. Além de ser um momento de celebração do esporte em países da América do Sul, a competição garante vagas diretas em 21 modalidades para as Olimpíadas, que serão realizadas na França, em 2024.
De 20 de outubro a 5 de novembro, o Brasil conquistou 205 medalhas, sendo 66 delas de ouro. Junto da campanha histórica e cheia de recordes, o país garantiu também 38 vagas diretas para os Jogos Olímpicos de Paris.
Algumas dessas modalidades são bastante conhecidas, como tênis, natação e boxe, mas outras nem sempre são lembradas. Conheça melhor seis modalidades olímpicas que estavam presentes nos Jogos Pan-Americanos:
1. Breaking
Assim como o skate, o surfe e a escalada, que estrearam nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, o breaking é uma nova modalidade esportiva da competição. Sua estreia, no entanto, acontecerá em Paris.
Derivada da "Breaking Dance", essa categoria é dividida em feminino e masculino, e disputada em batalhas solo de 16 dançarinos. O vencedor é definido por pontuação dada por jurados, que avaliam estilo, movimentos e originalidade.
2. Escalada
Estreante da última edição, a escalada é dividida em três provas:
velocidade (speed): dois atletas disputam quem chega mais rápido ao topo de uma parede de 15 metros;
bouldering (boulder): os escaladores precisam passar pelas rotas fixas de uma parede de 4 metros em um tempo preestabelecido;
dificuldade (lead): vence quem subir o mais alto possível uma parede de 15 metros, também em um tempo especificado.
3. Ginástica de trampolim
A ginástica rítmica e a olímpica já são velhas conhecidas dos brasileiros, mas há ainda uma terceira variação desse esporte: a ginástica de trampolim. Essa é uma modalidade que mistura esporte com elementos do circo.
O atleta precisa fazer saltos e acrobacias no ar, pulando em um trampolim. Esses movimentos podem fazer a pessoa alcançar até 2 metros de altura. Assim como nas outras ginásticas, os vencedores são definidos pela pontuação de jurados que avaliam a apresentação.
4. Hipismo
O hipismo em si é conhecido por ser bastante tradicional nas Olimpíadas. Porém, nem todos sabem que ele é dividido em três modalidades diferentes: adestramento, saltos e concurso completo de equitação (CCE).
Na prova de adestramento, o atleta precisa realizar movimentos obrigatórios, avaliados por juízes, em uma área de 120 metros quadrados. No salto, o cavaleiro precisa saltar de oito a 12 obstáculos em um percurso predefinido no menor tempo possível. Ao longo da prova, ele é punido caso derrube um obstáculo, erre o percurso, ultrapasse o limite de tempo ou se o cavalo sofrer uma queda.
Já o CCE é uma espécie de "triatlo do hipismo". Além de disputar provas de adestramento e salto, o cavaleiro passa pelo cross-country. Nele, é necessário passar por um percurso externo, com obstáculos inspirados no campo, como troncos de árvores, pedras e pequenos lagos.
No hipismo, há provas individuais e por equipes. É também a única modalidade olímpica na qual homens e mulheres podem participar das mesmas provas, ou seja, não há divisão em categorias masculinas e femininas.
5. Hóquei sobre grama
O hóquei sobre grama é um esporte muito popular na Inglaterra e em países colonizados pela coroa britânica. Ele é disputado em um campo como o de futebol, mas bem menor, com dois tempos de 35 minutos e 11 jogadores de cada lado, sendo um deles o goleiro.
A bola do jogo é feita de plástico e camurça, e tem apenas 160 gramas e 3 centímetros de diâmetro. Os jogadores utilizam bastões de madeira, que não podem ser levantados acima dos ombros. A bola também não pode ser movida com os pés nem com as mãos. Ao contrário do futebol, o gol só é válido se for marcado na área do goleiro - o chamado "striking circle".
6. Tiro esportivo
O tiro esportivo é dividido em três provas: tiro com carabina, com pistola e ao prato. No total, são 15 categorias, que se diferenciam pela distância e pelo posicionamento tanto do atleta como do alvo, já que no tiro ao prato ele precisa acertar o objeto no ar.
Há diferença entre os tipos de arma também. A carabina é uma arma longa que precisa das duas mãos para ser manuseada. Geralmente, são utilizadas carabinas de pressão 6.35. Já a pistola é mais curta e pode ser disparada apenas com uma mão.
Uma curiosidade que nem todos sabem é que a primeira medalha de ouro da história brasileira nas Olimpíadas foi no tiro esportivo. Isso aconteceu em 1920, nos Jogos Olímpicos de Antuérpia, sendo Guilherme Paraense o atleta que subiu no lugar mais alto do pódio pela primeira vez na história do Brasil em uma competição olímpica.
Foto: Globo Esporte
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.