Portal Itnet

PM inicia formação de 330 novos profissionais para reforçar segurança

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
PM inicia formação de 330 novos profissionais para reforçar segurança

Na manhã da última segunda-feira, 1, a Polícia Militar de Sergipe deu início à formação de 300 soldados e 30 oficiais, aprovados no mais recente concurso público promovido pelo Governo do Estado. A nova turma também conta com cinco profissionais do Quadro de Saúde, que integrarão o suporte técnico e especializado da corporação.

Formação robusta e atualizada

A capacitação ocorre no Centro de Ensino e Instrução (CEI), em Aracaju, onde funcionam o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e a Escola de Formação de Oficiais (EsFO). O cronograma teve início com a Semana Administrativa, voltada à adaptação dos alunos ao ambiente militar, e seguirá com a Semana Zero, etapa tradicional que antecede o início das aulas regulares.

Com mais de 1.300 horas-aula, o Curso de Formação de Praças foi reformulado para seguir padrões nacionais e incorporar inovações da PMSE, como novos procedimentos operacionais implantados recentemente pelo Comando Geral.

Entre os conteúdos abordados, estão: Policiamento Comunitário, Armamento e Tiro, Direito Penal e Processual Militar, Defesa Pessoal, Saúde Mental, Combate Operacional, Educação Financeira e Sobrevivência Policial.

A formação também trouxe mudanças importantes: a carga horária de disciplinas como "Uso Diferenciado da Força" foi ampliada, e a quantidade de disparos nos treinamentos de tiro foi triplicada, aumentando o preparo técnico dos futuros policiais.

Reforço previsto para os próximos anos

Os 300 soldados devem concluir a formação e estar prontos para atuar nas ruas ainda no primeiro semestre de 2026. Já os 30 oficiais, cuja formação é mais extensa, serão incorporados ao efetivo em 2027.

O Quadro de Saúde conta com um psiquiatra, um endocrinologista, dois odontólogos e um médico veterinário — todos também iniciaram a capacitação e atuarão diretamente no cuidado com a tropa.

Essa nova etapa representa um avanço estratégico para a segurança pública em Sergipe, promovendo não apenas o aumento do efetivo, mas também a valorização de uma formação moderna, completa e voltada para os desafios atuais do policiamento.






Com informações da PM/SE


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você