Rodovia SE-270 é interditada e causa mudança no trânsito em Lagarto
Via segue sob risco de colapso, e novo trajeto foi definido pela Prefeitura para garantir acesso à região da Estrada da Barragem

O tráfego mudou completamente para quem depende da Rodovia SE-270, em Lagarto. Desde o último sábado (2), um trecho conhecido como Estrada da Barragem está totalmente interditado após uma vistoria técnica apontar risco de colapso da via. A erosão, agravada pela má drenagem e pela situação da bacia da barragem, levou a Defesa Civil do município a fechar a pista por precaução.
Com mais de 3 mil usuários impactados diariamente, a Prefeitura de Lagarto anunciou na última segunda-feira (4) um novo trajeto provisório para motoristas que precisam passar pela região. A medida faz parte do plano emergencial para contornar os efeitos da interdição.
Como está funcionando o desvio
De acordo com as novas orientações, os condutores devem seguir pelo posto de Itabaiana, virar à direita no trevo (na rua do próprio posto), descer até o bairro Jardim Campo Novo, pegar à esquerda e continuar até o acesso que leva à Fraso e à indústria Maratá.
O acesso ao campus Lagarto do Instituto Federal de Sergipe (IFS) segue liberado, já que o trecho em que está localizado não foi comprometido.
Obras emergenciais em andamento
Para viabilizar o desvio, a Secretaria Municipal de Obras (Semob) iniciou ações imediatas, como o uso de fresa na parte não pavimentada do Jardim Campo Novo, o que melhora a passagem de veículos pesados. “Estamos garantindo melhores condições de tráfego, especialmente para caminhões e transportes essenciais”, afirmou o secretário Camilo Roriz.
O material asfáltico está sendo disponibilizado pelo Governo do Estado, enquanto a recuperação do trecho danificado ficará a cargo do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), que já contratou a empresa responsável pela obra.
Monitoramento e riscos
A área continua sendo monitorada pela Defesa Civil, que alerta para a gravidade da situação. “Trata-se de um risco real. A ação preventiva foi tomada justamente para evitar um acidente maior”, afirmou o tenente-coronel Silvio Prado, diretor do órgão.
Ainda não há prazo definido para a conclusão das obras e a liberação completa da rodovia. O município, o DER e o Governo do Estado seguem em articulação para o início das intervenções definitivas nos próximos dias.
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.