UFS em Lagarto passa a oferecer reabilitação para traumas craniofaciais
Projeto de extensão oferece suporte especializado logo após traumas provocados por quedas, acidentes ou agressões.

Pacientes com traumas craniofaciais já podem contar com um novo serviço de reabilitação oferecido pela Clínica Escola de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no campus de Lagarto. O atendimento acontece dentro do Centro de Simulações e Práticas da universidade, em uma estrutura voltada para casos encaminhados por profissionais da área de cirurgia bucomaxilofacial.
A nova oferta faz parte do projeto de extensão “Fonoaudiologia e ATM” e está concentrada no laboratório de Articulação Temporomandibular (ATM). Os atendimentos são realizados semanalmente, sempre nas manhãs de sexta-feira.
A professora Janayna Trench, coordenadora do projeto, destaca a importância do tempo no processo de reabilitação. Segundo ela, iniciar o tratamento nos primeiros dias após o trauma pode ser decisivo. “Quanto mais cedo começamos, melhor é a resposta do paciente. Iniciamos o trabalho, muitas vezes, entre sete e dez dias após a cirurgia ou outro procedimento. Isso evita que a cicatrização óssea ocorra de forma inadequada”, explica.
Os primeiros encaminhamentos estão sendo articulados com o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) e o Hospital Regional de Itabaiana, onde há atuação de cirurgiões bucomaxilofaciais nas emergências. No entanto, a Clínica Escola também aceita demandas de outros profissionais da saúde e gestores interessados. Os encaminhamentos podem ser feitos diretamente pelo WhatsApp da unidade, pelo número (79) 3632-2128.
O serviço representa um reforço significativo na reabilitação de pacientes vítimas de quedas, acidentes ou episódios de violência que impactam diretamente o rosto e a estrutura craniofacial. A iniciativa busca ampliar o acesso à reabilitação especializada e qualificada no interior do estado.
Com informações da UFS
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.