Portal Itnet

Sergipe no Mundo: jovens de Aracaju, Maruim e Cumbe iniciam intercâmbio

Alunos da rede estadual partem para intercâmbio de 30 dias em San Diego (EUA) e Vancouver (Canadá).

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Sergipe no Mundo: jovens de Aracaju, Maruim e Cumbe iniciam intercâmbio

Não era só o som dos aviões que ecoava pelo aeroporto de Aracaju no último sábado (6). Gritos de alegria, lágrimas contidas e muitos abraços marcaram o embarque de mais um grupo de estudantes sergipanos rumo a uma experiência que promete transformar suas vidas. Eles integram o programa “Sergipe no Mundo”, que oferece intercâmbio cultural e linguístico a estudantes da rede pública estadual.

Neste fim de semana, jovens de Aracaju e, de municípios do interior como Maruim e Cumbe, se despediram temporariamente de suas famílias para viver 30 dias de imersão em outro idioma e cultura. Os destinos da vez foram Vancouver (Canadá) e San Diego (Estados Unidos), cidades escolhidas por sua forte tradição educacional e diversidade cultural.

Para muitos desses adolescentes, essa é a primeira viagem internacional — e, em alguns casos, a primeira vez longe de casa por tanto tempo. O que não falta é coragem, sonho e expectativa. Gabriela Aragão Silva, aluna do Centro de Excelência José Carlos de Souza, em Aracaju, compartilhou a empolgação com a nova jornada:

“Estou super ansiosa, muito animada, com uma expectativa imensa para chegar lá e conhecer minha host family. Já pesquisei e quero conhecer muitos lugares”, contou.

Sentimento semelhante vive Lenildo Filho, do Centro de Excelência Alcídes Pereira, de Maruim, que ainda tenta assimilar o momento.

“A ficha até agora não caiu. Nem parece que é real, um sonho que sempre tive, mas que não pensava em realizar tão cedo, com 15 anos. Meu coração transborda de alegria. É um sentimento muito gratificante. Quero conhecer o Stanley Park e a University British Columbia. A expectativa está lá em cima”, disse o estudante.

Além da chance de estudar em instituições como o College of English Language (CEL), em San Diego, os alunos também vivenciam o cotidiano de uma família anfitriã — um mergulho completo no estilo de vida local, com direito a conhecer pontos turísticos e conviver com nativos do idioma.

Quem também embarcou no sábado foi Elis Lorrane, estudante do Colégio Estadual Alcebíades Paes, no município de Cumbe. Ela se junta ao grupo que estudará na Califórnia, com os olhos voltados para o futuro:

“Sou imensamente grata ao Governo de Sergipe e à Secretaria de Estado da Educação pela criação desse projeto transformador, que abre portas e nos mostra que somos capazes de alcançar lugares que antes pareciam distantes, por meio do estudo”.

Com os pés nos Estados Unidos, mas os sonhos muito além, Elis reflete sobre o impacto que essa experiência pode ter na sua vida:

“Esse projeto realmente muda vidas. Ele nos leva a horizontes que nunca imaginamos, fortalece nossa autoconfiança, amplia nossas metas e desperta em nós qualidades que talvez nem soubéssemos que tínhamos. Hoje, tenho a certeza de que essa experiência será um divisor de águas na minha história, e espero poder inspirar outros estudantes a acreditarem em seus sonhos e nunca desistirem de buscá-los”.

A movimentação intensa no aeroporto não envolveu apenas os estudantes. Familiares acompanhavam cada passo com olhos atentos e corações apertados — um misto de orgulho e saudade. Raquel Moura, mãe de Elis, emocionou-se ao falar da filha:

“Hoje, mais do que nunca, sinto orgulho de ser mãe dela. Esse é apenas o começo de uma trajetória linda e eu estarei sempre aqui, torcendo, apoiando e agradecendo a Deus por cada vitória que a minha filha conquistar”.

A cada edição, o programa “Sergipe no Mundo” amplia o alcance e leva a educação pública a lugares que antes pareciam inalcançáveis. Além dos embarques realizados neste sábado, outros estudantes da rede pública estadual já viajaram neste ano para cidades como Lyon (França), Brighton e Cambridge (Inglaterra), Málaga e Sevilha (Espanha). E novos grupos seguirão para destinos como Camberra (Austrália) e Cork (Irlanda) nos próximos dias.

O que esses alunos carregam na bagagem vai muito além de roupas ou documentos: são sonhos, histórias, esperanças e a certeza de que o mundo é maior quando se tem a educação como passaporte.





 

Com informações do Governo de Sergipe


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você