UFS deve evitar conteúdo político-partidário em ações de extensão, diz recomendação do MPF

Um projeto de extensão universitária com possível viés partidário levou o Ministério Público Federal (MPF) a emitir uma recomendação formal à Universidade Federal de Sergipe (UFS). O documento, datado de 1º de setembro, orienta a instituição a adotar medidas que impeçam o uso político-partidário das atividades de extensão — e a universidade tem 30 dias para responder se acatará ou não a recomendação.
A medida foi tomada após a abertura de um procedimento administrativo motivado por denúncia. Segundo a apuração preliminar, o projeto investigado foi registrado como atividade acadêmica e teve direito a certificado de participação com carga horária de oito horas, mas teria assumido um tom partidário durante sua realização.
O que diz o MPF
O Ministério Público Federal ressaltou que, embora as universidades sejam ambientes legítimos para o debate político e a formação crítica, elas são instituições públicas e devem seguir os princípios constitucionais da impessoalidade, moralidade, finalidade e motivação.
A recomendação não proíbe a realização de eventos políticos nas dependências da universidade, mas deixa claro que a instituição não pode reconhecer ou certificar como projeto de extensão atividades com direcionamento partidário. O MPF também orientou que a UFS estabeleça diretrizes claras para orientar seus departamentos e evitar casos semelhantes no futuro.
Posicionamento da UFS
Em resposta encaminhada ao MPF, a Universidade Federal de Sergipe negou qualquer vínculo institucional com partidos políticos. Segundo a UFS, o projeto em questão teve como foco o debate sobre políticas educacionais inclusivas e, caso tenha ocorrido uso político durante o evento, isso aconteceu sem o aval da coordenação.
A universidade ainda informou que dispõe de normas claras para regular os projetos de extensão e está apurando internamente a denúncia. Em nota, reafirmou seu compromisso com a pluralidade de ideias, o debate público e o respeito aos princípios constitucionais.
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.