Câmara de Itabaiana aprova instalação de Comissão de Ética para apurar denúncia contra vereador Alex Henrique
Com a decisão, será formada uma Comissão de Ética Parlamentar responsável por conduzir as investigações

Durante sessão realizada na Câmara Municipal de Itabaiana, os vereadores aprovaram, por 10 votos a favor e 4 contra, o requerimento apresentado por Edivaldo da Big Estampa que solicita a instalação de uma Comissão de Ética para investigar suposta quebra de decoro parlamentar envolvendo o vereador Alex Henrique Sousa Ferreira.
De acordo com a justificativa apresentada, o parlamentar é acusado de ter agredido verbal e fisicamente servidores públicos municipais, em especial uma servidora identificada como Ana Romina de Oliveira Silva, durante um episódio ocorrido no dia 2 de setembro de 2025, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
Edivaldo destacou que o caso precisa ser apurado com seriedade e frisou que “nenhuma autoridade, nem mesmo um vereador, tem permissão para agredir servidores públicos”, lembrando que o Estatuto do Servidor Público proíbe qualquer tipo de agressão. Ele também afirmou que o pedido não tem caráter pessoal, mas busca garantir a ética e o respeito no exercício do mandato.
O requerimento foi aprovado pela maioria dos vereadores, com votos contrários de Katiane de Verso, Anderson de Catulino, Cristina de Patola e Alex Henrique. Já os vereadores Jabá da União, Ivoni, Douglas de Heleno estavam ausentes no momento da votação.
Um ponto que chamou atenção foi o voto do vereador Amâncio do Hospital, que mesmo sendo integrante da oposição, foi o único da base contrária ao governo a votar favoravelmente à criação da Comissão de Ética.
Com a decisão, será formada uma Comissão de Ética Parlamentar responsável por conduzir as investigações e emitir um parecer sobre o caso.
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.