PF investiga invasão a sistema do CREA-SE em operação deflagrada nesta quinta
Investigação teve início após denúncia do próprio CREA-SE sobre alterações não autorizadas em cadastros

Na manhã desta quinta-feira (2/10), a Polícia Federal deflagrou a Operação Engenharia Reversa, com o objetivo de investigar invasões e alterações indevidas em sistemas internos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (CREA-SE).
A ação cumpriu três mandados de busca e apreensão em Aracaju, em endereços ligados aos suspeitos de manipular dados cadastrais de profissionais registrados no conselho.
As investigações começaram após o próprio CREA-SE encaminhar uma notícia-crime à Polícia Federal, relatando que e-mails de engenheiros foram alterados sem autorização, o que permitia aos invasores modificar senhas de acesso e assumir o controle do ambiente restrito dos profissionais dentro do sistema da instituição.
Com isso, os criminosos conseguiam interferir diretamente em informações sensíveis e processos que dependem da segurança e autenticidade dos dados cadastrais dos engenheiros.
Segundo a PF, os investigados poderão responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático e inserção de dados falsos em sistema de informações, previstos no Código Penal.
A operação busca, além da responsabilização dos autores, reforçar a segurança digital de órgãos públicos e conselhos profissionais, cuja base de dados é essencial para o exercício regular de atividades técnicas no país.
Com informações da PF
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.