Atenção pais: nova vacina contra meningite chega à rede pública de Sergipe nesta terça

A partir desta terça-feira, 1º de julho, o estado de Sergipe dará início à aplicação da vacina meningocócica ACWY como dose de reforço para bebês de 12 meses. A medida segue orientação do Ministério da Saúde e tem como objetivo ampliar a proteção infantil contra diferentes formas de meningite e infecções graves causadas pelas bactérias dos sorogrupos A, C, W e Y.
Até então, o calendário vacinal infantil previa a aplicação da vacina meningocócica C em três etapas: aos três, cinco e 12 meses. Com a nova diretriz, o reforço aos 12 meses será feito com a versão ACWY, que proporciona uma cobertura mais ampla ao imunizar também contra os sorotipos A, W e Y, além do C.
Segundo a gerente de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Illani Paulina, a mudança representa um avanço na prevenção de doenças graves na infância. “As crianças que já completaram o esquema com as três doses da vacina meningocócica C são consideradas imunizadas. No entanto, aquelas que não receberam a dose de reforço aos 12 meses poderão se proteger com a ACWY até completarem quatro anos, 11 meses e 29 dias”, esclareceu.
A vacina já está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do estado, onde também é ofertada a adolescentes de 11 a 14 anos de idade pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Entenda a meningite
A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas. Entre as formas mais perigosas está a meningite bacteriana, que pode evoluir rapidamente e causar complicações graves, incluindo infecções generalizadas e óbito.
A vacinação é a principal forma de prevenção, mas cuidados adicionais como boa higiene das mãos, não compartilhamento de objetos pessoais, manutenção de ambientes arejados e fortalecimento da imunidade também são recomendados.
Sintomas e sinais de alerta
Os principais sintomas da meningite incluem febre alta repentina, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, vômitos e, em alguns casos, manchas avermelhadas ou arroxeadas na pele. Diante desses sinais, é fundamental buscar atendimento médico imediato para evitar o agravamento do quadro.
Com informações GOV-SE
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.