Restituição do Imposto de Renda: veja quem recebe no segundo lote liberado hoje

A Receita Federal libera nesta segunda-feira (30) o segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2025, contemplando 6.545.322 contribuintes. O valor total chega a R$ 11 bilhões, tornando este o maior lote já pago pela Receita em número de beneficiados e volume financeiro. O lote também inclui restituições residuais de anos anteriores.
Todos os pagamentos deste lote vão para contribuintes com prioridade legal ou técnica, conforme critérios estabelecidos pela Receita.
Quem recebe neste lote
A distribuição segue os seguintes critérios de prioridade:
- 4.764.634 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber via Pix (usando chave CPF);
- 1.044.585 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
- 496.650 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 148.090 pessoas com mais de 80 anos;
- 91.363 contribuintes com deficiência física ou mental, ou doença grave.
Mesmo sem prioridade prevista em lei, os contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida combinada com Pix passaram a ter vantagem no recebimento da restituição neste ano.
Importante destacar que este lote não contempla contribuintes sem prioridade.
Como consultar
A consulta ao lote foi liberada no dia 23 de junho. Para verificar se receberá a restituição, o contribuinte pode acessar:
- Site da Receita Federal > “Meu Imposto de Renda” > “Consultar a Restituição”
- Aplicativo da Receita Federal (disponível para tablets e smartphones)
O pagamento será feito na conta bancária informada na declaração ou na chave Pix do tipo CPF.
E se o nome não estiver na lista?
Quem não estiver no lote deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), emitir o extrato da declaração e verificar se há pendências. Se houver, é possível corrigir os dados por meio de uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.
Restituição não caiu na conta?
Se o valor não for depositado por problemas como conta encerrada, ele fica disponível por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte pode agendar o crédito para qualquer conta em seu nome via:
- Portal BB
- Central de Relacionamento BB:
- 4004-0001 (capitais)
- 0800-729-0001 (demais localidades)
- 0800-729-0088 (para deficientes auditivos)
Caso o valor não seja resgatado no prazo de um ano, será necessário solicitar o reembolso no Portal e-CAC, acessando “Declarações e Demonstrativos” > “Meu Imposto de Renda” > “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Com informações da Agência Brasil
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.