Doe sangue, salve vidas: Hemose precisa urgentemente de doadores RH negativo

O Hemocentro de Sergipe (Hemose), gerido pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), emitiu um alerta nesta semana sobre a redução crítica dos estoques de sangue, especialmente dos tipos com fator RH negativo. A queda nas doações durante o mês de junho acendeu o sinal de alerta na instituição, que reforça o apelo por solidariedade da população.
Para garantir o abastecimento da hemorrede estadual, o Hemose precisa receber ao menos 120 doações diárias. Atualmente, os tipos O-, A-, B- e AB- estão com níveis abaixo do ideal, o que pode comprometer o atendimento a pacientes em cirurgias, tratamentos oncológicos e situações de emergência.
“O fator RH negativo é mais raro na população, o que torna a reposição dos estoques ainda mais desafiadora. Por isso, contamos com a solidariedade de quem tem esse tipo sanguíneo para garantir a assistência aos pacientes que dependem dessas doações”, explica a superintendente do Hemose, Fernanda Kelly Fraga.
A instituição desempenha papel fundamental no sistema de saúde sergipano, sendo responsável por coleta, processamento e distribuição de sangue para 37 unidades de saúde no estado. Entre os hospitais atendidos estão o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), além de hospitais regionais e maternidades. A média mensal de transfusões realizadas nas unidades gira entre 1.800 e 2.400.
Quem pode doar
Para ser doador, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. O Hemose atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e orienta que o voluntário compareça bem alimentado no momento da doação.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (79) 3225-8019 ou 3225-8039.
Com informações SES-SE
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.