CNU 2025: edital é publicado com 3.642 vagas; inscrições começam nesta quarta (2)

Foi publicado na última segunda-feira (30), em edição extra do Diário Oficial da União, o edital da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU). O certame vai oferecer 3.642 vagas distribuídas em 32 órgãos públicos federais, com oportunidades em diversas áreas e níveis de formação.
A Fundação Getulio Vargas (FGV) será a responsável pela organização do concurso. A taxa de inscrição será de R$ 70 e o período de inscrições começa já nesta quarta-feira (2), se estendendo até o dia 20 de julho.
Provas em 228 cidades
As provas objetivas estão marcadas para o dia 5 de outubro, das 13h às 18h, com aplicação em 228 municípios de todos os estados e no Distrito Federal. A ampla distribuição visa facilitar o acesso dos candidatos e reduzir custos com deslocamento.
Para quem for habilitado na primeira fase, a prova discursiva será aplicada no dia 7 de dezembro. A divulgação da primeira lista de classificação está prevista para 30 de janeiro de 2026.
Como será o concurso
Inspirado no modelo de vestibulares unificados, o CNU divide os cargos em nove blocos temáticos, com agrupamento por áreas de atuação semelhantes. O candidato poderá concorrer a diversas vagas dentro do mesmo bloco, fazendo apenas uma inscrição.
Na hora de se inscrever, será possível montar uma lista de preferências de acordo com formação acadêmica, experiência e objetivos profissionais.
Das 3.642 vagas, 2.480 são para contratação imediata e 1.172 para provimento a curto prazo (cadastro reserva).
Cotas e ações afirmativas
Uma das principais novidades desta edição é a ampliação das cotas, que agora contemplam também candidatos quilombolas. A distribuição será:
- 65% para ampla concorrência
- 25% para pessoas negras
- 5% para pessoas com deficiência
- 3% para indígenas
- 2% para quilombolas
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que o novo modelo de seleção busca aliar eficiência na contratação com maior inclusão social no serviço público federal.
Cronograma do CNU 2025
- Inscrições: 2 a 20 de julho
- Pedido de isenção da taxa: 2 a 8 de julho
- Prova objetiva: 5 de outubro, das 13h às 18h
- Convocação para prova discursiva e confirmação de cotas/PcD: 12 de novembro
- Envio de títulos: 13 a 19 de novembro
- Procedimentos de confirmação de cotas: 8 a 17 de dezembro
- Prova discursiva (habilitados): 7 de dezembro
- Resultado preliminar de classificação: 30 de janeiro de 2026
Com informações da Agência Brasil
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.