Portal Itnet

Itabaiana: Polícia cumpre mandados contra facção que usava lotéricas para lavar dinheiro

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Itabaiana: Polícia cumpre mandados contra facção que usava lotéricas para lavar dinheiro

A manhã desta terça-feira (1º) foi marcada por uma ação coordenada entre diversas forças de segurança pública. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Sergipe (Ficco/SE) deflagrou a Operação Sortilegium, com foco na desarticulação de um grupo criminoso atuante no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro na cidade de Itabaiana, no agreste sergipano.

Ao todo, foram cumpridos seis mandados de prisão temporária e seis de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Itabaiana. As diligências ocorreram em cinco cidades: Itabaiana, Aracaju e Estância (SE), Olho d’Água do Casado (AL) e Campinas (SP). Os alvos eram residências ligadas diretamente aos investigados.

IMG-20250701-WA0016.jpg

R$ 32 milhões movimentados em quatro anos

Segundo as investigações, o grupo criminoso era responsável pela distribuição de crack e maconha na região de Itabaiana. Para lavar o dinheiro obtido com a venda dos entorpecentes, os envolvidos faziam uso de contas bancárias em nome de terceiros e realizavam depósitos fracionados em casas lotéricas — uma estratégia voltada para driblar os mecanismos de controle financeiro do Estado.

De acordo com a Ficco, o esquema movimentou aproximadamente R$ 32 milhões entre 2021 e 2025. Os suspeitos foram levados à Superintendência da Polícia Federal em Aracaju, onde os mandados foram formalizados.

Sorte, crime e dissimulação

O nome da operação, “Sortilegium”, vem do latim e significa “tirar a sorte”. A escolha remete ao método utilizado pelos criminosos para dissimular os valores ilícitos, apostando na sorte ao fazer pequenos depósitos em diferentes casas lotéricas, numa tentativa de escapar das fiscalizações.

Integração entre forças de segurança

A operação foi resultado de um trabalho integrado da Ficco/SE, composta por agentes da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e da Secretaria Nacional de Políticas Penais. A ação também contou com o apoio do Departamento de Narcóticos da Polícia Civil (Denarc), do Bope da Polícia Militar, do Grupo Tático Operacional da Polícia Penal (GTOP) e do Batalhão de Caatinga.

A Ficco/SE tem como missão centralizar e fortalecer a atuação conjunta das forças de segurança no combate ao crime organizado, promovendo operações que cruzam fronteiras estaduais e utilizam inteligência policial de forma estratégica.




Com informações da SSP/SE


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você